Gestão

Nos últimos anos, assistimos à digitalização de inúmeros serviços que fazem parte do nosso dia a dia. A ida ao supermercado não é mais como era há 2 anos. A nossa identificação também não. Vários de nossos documentos, hoje em dia, são digitais. 

Nesse processo de modernização, em paralelo está o Governo que, para acompanhar a evolução e prestar um serviço assertivo e automatizado para os cidadãos, cada vez mais se aproxima da tecnologia, com a proposta de Governo Digital.

Governo Digital

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o Governo Digital nasce como uma atualização do Governo Eletrônico, com a proposta de “reconstruir processos e utilizar dados disponíveis para otimizar e transformar os serviços públicos aos olhos do cidadão, além de reduzir a burocracia”.

Desde sua implementação, vários avanços importantes foram alcançados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2019 e o lançamento da unificação dos canais digitais federais em um único portal — o gov.br.

Em junho de 2022, 3 anos após seu lançamento, o portal chegou à marca de 130 milhões de brasileiros que utilizam os canais, correspondendo a 80% dos brasileiros acima de 18 anos, de acordo com a TV Brasil

Dentre as utilidades presentes no canal digital, está a carteira de documentos digitais. O serviço concentra as informações oficiais do cidadão em um só lugar.

Benefícios dos documentos digitais

Ter um documento físico, que consiste em um papel impresso, mesmo plastificado, traz inseguranças por haver a possibilidade de ser esquecido ou perdido. Quem nunca perdeu algum documento físico, esqueceu onde colocou ou, quando você mais precisou, teve que voltar para casa porque esqueceu algum deles?

Além destas situações, o risco de haver fraudes envolvendo a identificação de quem teve sua identidade física roubada ou apropriada é significativo.

Os documentos digitais vêm para facilitar e modernizar a vida do cidadão ao trazer benefícios como: 

  • Economia de espaço: com os documentos digitais, você não precisa mais lotar a carteira com vários documentos físicos. 
  • Unificação dos documentos no celular: os documentos que você precisa estão reunidos em uma carteira digital, ou seja, pode dar adeus àquela procura incessante pelos documentos físicos.
  • Fácil acesso aos documentos: com eles, é possível se identificar presencialmente sem necessitar apresentar um documento físico. Em poucos cliques, você tem acesso a sua documentação!
  • Diminuição da possibilidade de apropriação de identidade: os documentos físicos têm a desvantagem da falsificação, tendo em vista que é mais fácil apresentar um documento físico fraudado e ser acreditado que um documento digital.

O documento digital exige validação através de reconhecimento facial, fazendo com que a única pessoa passível de acesso seja aquela com a face cadastrada, proprietária dos documentos. 

Agora, vamos conhecer quais os documentos que podem ser levados no celular!

CNH

A CNH digital é um dos documentos que já estão disponíveis na carteira do aplicativo gov.br. 

Além disso, a CNH digital pode ser encontrada no app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Neste app é possível encontrar informações completas como o histórico do(a) motorista em questão, permitindo também o compartilhamento do documento na versão pdf com assinatura digital. 

É importante lembrar que a versão digital tem o mesmo valor legal que a versão impressa.

Título de Eleitor 

Através do aplicativo E-título, o cidadão tem acesso ao título de eleitor, além de outras informações da pessoa votante, por exemplo: com o app, é possível emitir até mesmo certidões de quitação e crimes eleitorais. 

Caso o cadastro do aplicativo possua imagem e biometria coletadas, a versão digital terá a mesma validade que o documento físico. Se não houver biometria cadastrada, é preciso que a versão seja apresentada acompanhada de algum documento oficial de identificação.

Carteira de Trabalho

Na versão digital da carteira de trabalho, é possível encontrar todas as informações que constam na versão impressa, entre elas: número do PIS/PASEP, e registros e contratos de trabalho.

Também é permitida a solicitação da segunda via da carteira física direto no aplicativo. O documento digital está disponível através do app CTPS Digital. 

RG 

Atualmente, o RG digital pode ser acessado através de um QR Code presente no documento físico. Para acessar a versão digital, é necessário fazer o download do aplicativo referente ao estado onde o documento foi emitido. Por exemplo, se você emitiu o RG no estado do Rio Grande do Norte, é através do app do Governo do RN que você terá acesso.

No entanto, o RG está passando por uma mudança. O documento será descontinuado e substituído pela Carteira Nacional de Identificação, cujo maior diferencial é ser um documento nacional, unificado e ter o CPF como principal número. 

Isso significa que o documento estará disponível em um único app, o gov.br. A CIN pode ser encontrada na carteira de documentos digitais do Governo Federal. 

Alguns estados já estão aptos à emissão do novo documento, como, por exemplo, o Acre. O estado utiliza a tecnologia Certfy, um produto Vsoft, em quase todo o processo de emissão, seja na versão física ou digital, configurando mais segurança através da biometria.

Onboarding com captura biométrica

O onboarding biométrico é utilizado no momento do cadastro, na coleta de dados biométricos e biográficos do cidadão.

Certificação e verificação de identidade

Além de operar no onboarding para o documento físico, a tecnologia também está no controle de acesso do documento digital, permitindo que apenas a pessoa proprietária do documento possa logar no aplicativo.

Ficou curioso(a) para conhecer as tecnologias envolvidas no processo de emissão do documento de identificação mais usado no Brasil? Conheça os produtos do Certfy.

Por fim, vale ressaltar que os documentos físicos são, sim, importantes e necessários para nós, pois trazem confiança e familiaridade. Ambas versões, juntas, facilitam e asseguram o cidadão.

Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top