Gestão

Acompanhamos mudanças significativas no mercado de trabalho, proporcionadas pela TI. À medida que ela evolui, as profissões evoluem junto. Dentre as oportunidades que mais crescem, está a análise de qualidade

Em cerca de uma década, testemunharemos uma mudança considerável nas prioridades e competências exigidas pelos recrutadores. Há algum tempo, era comum as empresas basearem suas decisões de contratação e promoção quase que exclusivamente nas habilidades conhecidas como hard skills

No entanto, com o desenvolvimento do mercado de trabalho e a revisão dos requisitos que um profissional deve cumprir, as soft skills também ganharam relevância.

O que é preciso para ser Analista de Qualidade de Software?

Em nossa vida profissional, precisamos ter habilidades para estarmos prontos para qualquer desafio que surja em nosso caminho. 

Assim como em qualquer outra função dentro na área de tecnologia, muitos QAs acreditam que precisam se dedicar para adquirir uma gama enorme de conhecimentos técnicos. Outros acreditam que ser um bom profissional é descontraído e tem boa capacidade de comunicação. 

Nesse sentido, é importante mostrar algumas dicas que podem ajudar quem quer ser um QA ou quem já é e pode melhorar.

Hard Skills 

Hard skills nada mais são do que habilidades profissionais aprendidas que podem ser medidas. Através delas se define uma ocupação com instruções e níveis. Dentre as hard skills para ser um analista de qualidade é importante destacar:

Tipos de teste de software 

Os requisitos que os clientes solicitam muitas vezes são imprevisíveis e diferentes. A cada novo dia você pode realizar vários tipos de testes. Nesse sentido, a capacidade de analisar e ver qual teste corresponde a cada cenário é importante. 

Assim, é primordial ter conhecimento nas seguintes áreas:

  • Princípios de teste;
  • Processo de teste;
  • Mentalidade de teste;
  • Níveis de teste;
  • Tipos de teste.

#VsoftIndica: para mais informações veja o artigo sobre os tipos de testes no desenvolvimento de um software.

Além disso, é importante ter conhecimento em testes automatizados, tema que pode ser um desafio para os iniciantes. Também tenha em mente que você não pode sobreviver no mundo do QA e se especializar em apenas um tema, mesmo sendo um especialista, conhecendo cada detalhe dos testes escolhidos.

É sempre bom ter o conhecimento dos princípios dos testes e a partir desse conhecimento, usar a automação para agilizar testes e ganhar tempo. 

Linguagens de Programação 

Às vezes, nos deparamos com a seguinte situação: você pode conhecer uma linguagem de programação, seu cliente pode codificar em outra linguagem e as ferramentas usadas pela empresa podem suportar uma terceira, por isso, para testes de software de qualidade, você deve conhecer e ser capaz de aplicar nas três situações. 

Entrando no campo da análise de qualidade, você precisa conhecer ou pelo menos ter noção de algumas das linguagens de programação mais populares, como: Python, JavaScript e C#.

Ferramentas de gerenciamento de testes e rastreamento de bugs 

A capacidade de usar adequadamente as ferramentas de gerenciamento de testes são requisitadas em um QA. Você precisará relatar oralmente seu status nas reuniões diárias com sua equipe e documentar de forma clara e concisa todo o trabalho realizado. 

O conjunto de ferramentas em teste estão associadas diretamente às especificidades do projeto trabalhado atualmente. Escolher o conjunto certo de ferramentas para teste é a chave para o sucesso de todo o processo. 

Além disso, o conhecimento de diversas ferramentas e ambientes proporciona uma rápida integração nos processos de teste e desenvolvimento de um produto de software. Alguns exemplos de ferramentas: Jira, Bigzilla, Azure Devops e Trello. 

Processo de Desenvolvimento Ágil 

A decisão de um único membro afeta o desempenho de toda a equipe. As metodologias ágeis impõem sérios requisitos à experiência dos membros da equipe e sua capacidade de se comunicar efetivamente uns com os outros.

Compreensão dos ambientes de teste no controle de qualidade 

Necessários para executar os cenários de teste e detectar bugs, os ambientes de teste consistem em alguns pontos:

  • Hardware;
  • Software;
  • Bancos de dados;
  • Componentes de rede.

O desconhecimento dos ambientes de teste levará ao colapso do caminho profissional no estágio inicial, já que este é o local de trabalho de qualquer QA.

Banco de dados ou SQL 

Os analistas de qualidade de software lidam com uma grande quantidade de dados armazenados em diversos tipos de bancos de dados (MySQL, Oracle, etc.). Por isso, é interessante entender a consulta e saber manipular os dados. 

Soft Skills 

Além de um forte conhecimento técnico, um QA também deve possuir certos traços de personalidade para se tornar uma adição valiosa à equipe. 

Soft skills são competências sociocomportamentais, diretamente ligadas às aptidões mentais de um profissional e à capacidade de lidar com fatores emocionais. Dentre as soft skills para ser um QA vale destacar: 

Comunicação 

Comunicação é primordial em qualquer relação, principalmente a trabalhista. A capacidade de expressar os pensamentos com clareza é a chave para a cooperação produtiva. 

É essencial que um QA explique a natureza dos defeitos encontrados e descreva as etapas para reproduzi-los em detalhes. 

Quando falamos que a comunicação é fundamental, falamos da oral e da escrita. Sem relatórios compreensíveis, o resto da equipe acharia difícil ou até impossível implementar mudanças. 

Abordagem empática 

O conceito de empatia se encaixa em uma variedade de ambientes. Basicamente, empatia significa a capacidade de compreensão do outro. Quando aplicado ao analista de testes, a empatia é o desejo de entender os objetivos do cliente e compartilhar seus valores. 

Após conseguir identificar a prioridade para um cliente, você poderá fazer as perguntas certas para contribuir e apresentar suas ideias de uma maneira que possa beneficiar o produto final.

Habilidades analíticas

Em seu trabalho diário, os especialistas em QA trabalham com produtos de software, desconstruindo suas características e comportamentos para encontrar falhas no sistema. 

A capacidade de coletar e processar informações é o objetivo de tais atividades. Um conjunto de habilidades analíticas inclui as seguintes skills:

  • Pensamento lógico;
  • Raciocínio crítico;
  • Pesquisa;
  • Análise de dados;
  • Criatividade;
  • Resolução de problemas. 

Atenção aos detalhes 

Um QA deve prestar atenção aos detalhes e problemas quase imperceptíveis. É um trabalho meticuloso que requer concentração significativa e um pouco de suspeita. 

A atenção aos detalhes permite perceber pontos fracos no sistema que parece funcionar bem. A verificação e reavaliação das áreas, que geralmente são propensas a defeitos, se fazem necessárias mesmo que não haja defeitos evidentes no momento. 

Trabalho em equipe 

Saber trabalhar com pessoas que não exercem a mesma função que você exige habilidades no trabalho em equipe. 

Não se esconda na área de controle de qualidade, mas compartilhe seu trabalho, ideias, perguntas, respostas, conhecimento e habilidades com as equipes de desenvolvimento, produto, suporte, entre outras que possam compor seu escopo de trabalho. 

Trabalhe principalmente com sua equipe QA. Seja acessível, converse, ouça e obtenha insights por meio de interações pessoais. 

Hard e soft skills são essenciais para o desenvolvimento de todo profissional de qualidade de software. Você precisa estar sempre ampliando seu conjunto de habilidades para ser um profissional atrativo para o mercado. 

Com isso, você terá mais visibilidade para crescer e permanecer em funções desafiadoras, obtendo responsabilidades. Além disso, tornam possível a entrega de projetos sustentáveis, mantendo a alta qualidade e a segurança do código.

Author

Julião Medeiros

Analista de Qualidade de Software

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