Inovação e Tecnologia

Há pouco, a ideia de utilizar a inteligência artificial parecia algo distante, destinada apenas a especialistas no assunto. Hoje, ela está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Com o avanço tecnológico nos últimos anos, surgiram diversas ferramentas inovadoras, que despertam o interesse e a curiosidade nas pessoas. Uma dessas ferramentas tem se destacado, sendo tema frequente em discussões online: o ChatGPT. 

Vamos entender melhor? Continue a leitura.

O que é ChatGPT?

É um modelo de linguagem, ou seja, uma inteligência artificial treinada para gerar e processar textos em diversos tópicos e modelos. Por ser ensinada a entender comandos e produzir textos ecléticos, é usada amplamente em diversas áreas, desde criação de conteúdo e mídias (como letras de música ou roteiro de filmes) à programação, sendo capaz de gerar códigos coesos e funcionais.

Qual a diferença entre ChatGPT e um chatbot convencional?

Chatbots são usados como uma forte ferramenta em áreas como atendimento, sendo uma excelente maneira de otimizar e melhorar a experiência do cliente de forma rápida e objetiva. 

O que diferencia o ChatGPT do chatbot convencional é que, apesar da importância dos chatbots, são limitados a seu script. Permitem atender clientes, tendo apenas em suas mãos os dados da empresa, o que gera dificuldades em interações que fujam desse escopo e, muitas vezes, são utilizadas respostas prontas. 

Por outro lado, o ChatGPT é treinado para entender uma gama diversificada de temas e construir diálogos fluidos e coerentes. Por exemplo, uma conversa casual entre humano e máquina, uma elaboração de tarefas complexas como criar uma história com começo, meio e fim e uma programação de site feita do zero.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para compreender e redigir textos. Uma dessas técnicas, chamada de ajuste fino, alimenta o modelo com textos para aprender a prever a próxima palavra em um pedaço de texto ou conjunto de palavras, comparando, então, sua resposta com a palavra original do texto, para permitir que ele fique cada vez mais perto das respostas corretas.

Outra técnica, bastante revolucionária no campo de processamento de linguagem natural, é a capacidade de dar peso em cada palavra de um texto ou frase, considerando, inclusive, o contexto em que a palavra é usada para focar nas partes mais importantes. Isso permite que as respostas geradas sejam relevantes e a conversa tenha um fluxo mais natural.

Outro ponto importante para o sucesso dessa ferramenta é o feedback de usuários. As interações com usuários são usadas constantemente para encontrar erros e corrigi-los, bem como melhorar a qualidade das respostas e da experiência geral.

Onde aplicar o ChatGPT?

A ferramenta pode ser usada de inúmeras formas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, por exemplo:

  • No atendimento ao cliente: empresas podem integrar o ChatGPT em seus sistemas de atendimento ao cliente para auxiliá-los em dúvidas e ajudar a resolver alguns dos problemas corriqueiros que o cliente possa ter.
  • Na tradução automática: além de funcionar em diversas línguas, a ferramenta também é capaz de realizar traduções, ajudando na compreensão em tempo real de textos em diferentes idiomas.
  • Na área de educação: o ChatGPT pode também ser aplicado em plataformas de aprendizado para ajudar os alunos a obter informações adicionais sobre um determinado assunto, responder perguntas ou mesmo fornecer exemplos.

Limitações do serviço

Apesar de ser uma tecnologia avançada, o ChatGPT possui limitações acerca de eventos ocorridos depois de 2021. Além disso, embora a ferramenta tenha sido gerada para criar informações úteis e precisas, ela pode citar, com confiança, informações falsas, incompletas ou descontextualizadas por ser alimentada com dados disponíveis na internet.  

A ferramenta pode, também, trazer informações com viés político ou mesmo preconceituoso. Sendo assim, busque fontes confiáveis e tenha um olhar crítico ao consultar algo pelo ChatGPT.

Por fim, apesar de não possuir capacidade de armazenamento, e, portanto, não reter as informações recebidas durante ou após uma interação, atente-se para não compartilhar informações pessoais como documentos, endereços ou senhas.

Author

Pedro Garrafielo

Analista de Documentação

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