Inovação e Tecnologia

Na era da inovação, a tecnologia se tornou algo imprescindível e os dados confirmam isso. Atualmente, 90% dos brasileiros tem acesso à internet. Diante desse cenário, as empresas são pressionadas a modernizar seus negócios e investir em ferramentas e soluções tecnológicas, como a biometria.

Mas por que a biometria? Eu te explico. 

Modernizar um negócio é uma preocupação comum para as empresas, visto que quase todos os públicos-alvo se encontram no meio digital. No entanto, para garantir que a experiência digital será positiva, deve se considerar a segurança cibernética. 

Em 2022, os ataques cibernéticos cresceram em 46% no segundo trimestre do ano, taxa superior à média global de 32%. 

Os dados são alarmantes, mas podem ser revertidos com o auxílio de mecanismos de segurança. Confiável e de baixo custo, a biometria é uma das soluções mais usadas para modernizar e melhorar a experiência do consumidor. 

Entenda o que é essa tecnologia e como ela moderniza diversos setores.

O que é a biometria?

A biometria nada mais é do que as características únicas de um indivíduo, usadas para certificar a identidade de uma pessoa, como:

  • Impressões Digitais: podem ser reconhecidas pelas combinações de linhas e curvas que não se repetem entre nenhuma outra pessoa; 
  • Íris: também possuem padrões únicos em forma de anel contornando a pupila dos olhos;
  • Face: pode ser reconhecido por traços faciais tais como distância entre os olhos, tamanho dos lábios ou formato do nariz. 

Como funciona a biometria?

Para validar uma identidade, fazemos um registro prévio da característica desejada, como um cadastro. Esses dados ficarão salvos num banco de dados vinculado a esse indivíduo. 

Sempre que precisarmos validar a identidade desta pessoa, compararemos suas características biométricas com aquela previamente coletada. Se as biometrias correspoderem, confirmamos que se trata de fato da mesma pessoa e validamos a identidade. 

Apesar de parecer uma tecnologia complexa, a biometria pode ser implementada de forma rápida e barata em qualquer negócio. 

Como usar a biometria no meu negócio?

A biometria está cada vez mais presente nos ambientes físico e digital das organizações. O mecanismo de segurança ajuda empresas a garantir a segurança de usuários e das informações. 

De baixo custo e alto nível de confiança, a biometria também tem a vantagem de ser uma ferramenta automatizada, o que facilita a atividade humana. 

Veja alguns exemplos de como essa tecnologia pode ser usada.

Exemplos de aplicações de biometria em empresas

No setor financeiro

Quase 1 bilhão de reais. Esse é o tamanho do prejuízo que um ataque hacker causou a lojas virtuais em apenas 3 dias no ano de 2022. Na segurança virtual, uma falha como senhas fracas, repetidas ou compartilhadas é o bastante para que uma invasão como essa aconteça. 

A biometria controla o acesso dos usuários ao validar a identidade de quem deseje consultar dados sensíveis ou sigilosos. Como é uma característica que não pode ser compartilhada, vazada ou adivinhada, ela atua como uma camada extra de proteção ao barrar a ação de agentes maliciosos e assegurar negócios e clientes.

Ainda no setor financeiro, outro grande beneficiado dessa tecnologia são os bancos que têm apostado na biometria como forma de garantir a segurança de seus usuários. O Banco do Brasil afirma que a biometria é “atualmente um dos meios mais seguros de autenticação de transações financeiras”.

Na saúde

Outra área que pode usufruir das tecnologias mais recentes e principalmente da biometria é a área da saúde. Do controle de acesso em hospitais, evitando invasões, roubos ou mesmo a saída de pacientes que não receberam alta, até a proteção dos dados sigilosos presentes nos sistemas.

Um exemplo prático é a modernização da tecnologia neonatal. 

Um projeto no Paraná visa gravar a biometria do bebê e sua mãe logo após o parto como forma de evitar sequestros ou trocas de bebês. O procedimento leva apenas de 3 a 5 minutos. 

Testes apontam que a tecnologia aumenta a segurança dos recém-nascidos quando comparado ao já rigoroso protocolo padrão de segurança para esses casos, enquanto reduz a sua quantidade de passos de 16 para apenas 11.

Assista ao Seminário de Identificação Neonatal de 2022 para conhecer as mais soluções do gênero, como a solução de reconhecimento biométrico de orelha em recém-nascidos.

A área da saúde e financeira são apenas algumas das possibilidades. Afinal, segurança é necessária em todas as atividades. Caso esteja interessado em modernizar o seu negócio, invista na biometria.

Author

Pedro Garrafielo

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top