Certificação de processos

A etapa que vem após as aulas teóricas é o exame teórico. Essa etapa, para muitos, é considerada tensa, pois precede as etapas práticas, em que os conhecimentos são postos à prova. 

O exame teórico é realizado presencialmente na sede do Detran, composto por 30 questões de múltipla escolha, tendo uma aprovação mínima a partir de 70% da prova. Os seguintes temas são abordados:

  • Noções de primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Direção defensiva;
  • Mecânica;
  • Meio ambiente.

Atualmente, o cenário dos exames está um pouco diferente. Os estados de Goiás e da Paraíba autorizaram em Portaria a aplicação do exame teórico-técnico monitorado nas dependências dos CFCs como uma forma de democratizar a formação de condutores, pois muitos candidatos que moram em cidades distantes precisavam se deslocar para executar o exame. 

A realização do exame teórico-técnico certificado é possível graças à segurança proporcionada pelos sistemas eletrônicos. O SuperPrático Exame Teórico, um produto Vsoft, traz consigo a autenticação dos candidatos e a certificação de movimentos seguro, conforme a legislação demanda. 

Entenda mais sobre isso a seguir!

SuperPrático Exame Teórico

Atendendo às necessidades do Detran, a linha SuperPrático criou e inovou a metodologia dos exames, transferindo a modalidade presencial para exames online e com total segurança. 

Essa evolução digital, proporciona ao aluno a realização do teste teórico ou exame teórico no já conhecido conforto do seu CFC. Através da Inteligência Virtual (IA), que irá monitorar a todo o momento a realização da prova com a biometria e com a autenticidade do aluno.

Como funciona? 

A Vsoft, com o produto SuperPrático, instala o Programa SuperPrático Exame Teórico nas máquinas dos CFCs,  as quais serão disponibilizadas para a realização das provas.  

Conhecendo as Vantagens das provas online: 

  • Integração com o Detran - Todos os dados que compõem o exame, como biometria facial do candidato e conteúdo da prova, são de responsabilidade do Detran com integração via API segura.
  • Segurança - Ambiente com transmissão segura, criptografia de ponta a ponta e armazenamento dos dados em nuvem, conforme determina a legislação.
  • Presencial ou remoto - Poderá ser utilizada para certificação nas instalações do Detran ou para realização do exame remoto no CFC.
  • Certificação por IA - Exclusivo módulo de análise de dados coletados durante o exame para verificação de conformidade com a legislação, por Inteligência Artificial (IA).

Conhecendo o passo a passo para a realização da prova teórica

O processo de realização da prova começa a partir do agendamento, criado e marcado sob responsabilidade do CFC e Detran. Com isto em mãos, o acesso para a realização da prova online é fornecido conforme o dia e horário reservados. 

1º passo: conforme o candidato já conste no agendamento do Detran, ao acessar o site do Exame Teórico, o sistema precisa validar seu cadastro, para isso, é necessário a inserir o número do CPF do candidato;

Interface gráfica do usuário  Descrição gerada automaticamente
Fonte: Programa SuperPrático Exame Teórico

Obs.: o candidato realizará o login em um computador com câmera na autoescola, e, a partir daí, estará conectado e monitorado a todo momento na execução da prova. 

2º passo: o candidato deve ativar a câmera para coleta de sua imagem inicial. Uma vez que o botão “continuar” for acionado, as imagens serão registradas. Veja abaixo:

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente
Fonte: Programa SuperPrático Exame Teórico

3º passo: após a coleta de imagem, o sistema estará disponível para execução da prova. Agora é só se concentrar e boa prova!

Se preferir conferir como funciona na prática, assista ao vídeo abaixo e fique por dentro de toda essa inovação:

Reprovação no teste teórico

No caso de reprovação no exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular, o candidato só poderá realizar uma nova prova mediante pagamento de uma nova taxa, estabelecida pelo Detran. 

Porém, não precisa temer! Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa etapa.

Dicas para preparação da prova: 

  • Mantenha a calma;
  • Mantenha foco e concentração;
  • Estude/revise todo o material aprendido nas aulas teóricas; 
  • Testes seus conhecimentos com simulados. Para isso, utilize o app Pilotar
  • Não perca tempo em perguntas complicadas, pule para próxima e depois retorne para a pergunta anterior;
  • Leia com bastante atenção cada pergunta; 
  • Se possível, quando terminar, revise toda a prova. 

Conseguimos identificar que o avanço tecnológico e a Vsoft andam de mãos dadas. Com investimento constante em pesquisa científica, não poderia ser diferente. 

Essa é a inovação e contribuição para um serviço de boa qualidade e com a certeza da entrega com segurança e responsabilidade. 

Fique atento(a) aos nossos próximos conteúdos!

Author

Nielson Angelo

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top