Pesquisa

Durante a pandemia, os preços de componentes eletrônicos subiram quase que verticalmente, apontando para a crise já esperada. É fato que a grande causa dessa crise foi a COVID-19, mas mesmo antes disso, já era especulado uma alta de preços em eletrônicos.

Neste artigo, você vai entender como essa crise afetou e afeta o mercado da tecnologia, a Vsoft e nossas vidas. Continue lendo!

A importância dos componentes eletrônicos para a pesquisa de Hardware

Hoje, os componentes eletrônicos são uma das matérias-primas mais importantes do mundo moderno. 

Toda revolução que presenciamos no campo dos eletrônicos, eletrodomésticos, internet e principalmente nos computadores, dependem muito da produção e inovação contínua de microchips e outros tipos de componentes, com sua fabricação quase que totalmente localizada no continente asiático. 

As principais matérias-primas para a fabricação de tais componentes são encontradas de forma abundante na natureza, como no caso do Silício que é o elemento químico mais abundante na crosta terrestre, perdendo apenas para o Oxigênio. 

Ele, combinado a outros elementos químicos como Fósforo, Arsênio, Boro ou Gálio, resulta na principal parte de quase todos os componentes eletrônicos e, principalmente, nos microchips que utilizamos em nossos computadores, celulares e outros milhares de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. 

As fábricas de componentes eletrônicos precisam de grande investimento para serem construídas, mas não é um investimento impraticável. 

A pesquisa e a produção de tecnologia, seja ela ao nível de software ou hardware, pode ser um trunfo comercial e de poder econômico para muitos países e empresas nos anos seguintes. Segundo Pat Gelsinger, CEO da Intel, a crise continuará e os preços de eletrônicos só tendem a subir cada vez mais:

“A escassez geral de semicondutores é muito significativa e a indústria dos semicondutores estava crescendo cerca de 5% ao ano, antes da COVID. A pandemia perturbou as cadeias de fornecimento, fazendo com que elas ficassem negativas. A procura explodiu para 20% de um ano para o outro e as cadeias de fornecimento afetadas acabaram criando um grande abismo nos estoques, mesmo com a continuidade no aumento da procura.”

Por isso, é provável que tenhamos um futuro em que a produção interna de tecnologia e equipamentos eletrônicos será importante para as empresas nacionais. Várias dessas empresas já o fazem, inclusive a Vsoft. 

Os custos ainda são altos e os desafios também, mas o planejamento e a antecipação à falta de matéria-prima, no caso de componentes eletrônicos, é um diferencial da Vsoft neste cenário.

A pandemia da Covid-19 e os componentes eletrônicos na Vsoft

No período de crise global, o uso de tecnologias que permitissem a execução de trabalhos de forma remota, como, por exemplo, o processo de aprendizagem de aulas teóricas e práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se fez necessário para que pudessem ter seguimento.

Foi neste momento que a plataforma de aula remota do SuperPrático foi desenvolvida, através da pesquisa interna de hardware e de software.

Saiba como funciona a certificação de aula remota em CFCs.

Ainda temos muito a oferecer e pesquisar, no tocante a sistemas de biometria e reconhecimento facial para permitir aulas ou sistemas de monitoramento de aulas práticas operando em qualquer local.

A Vsoft também oferece o monitoramento do exame prático para a formação de condutores junto ao Detran. 

Durante o ano de 2020 e metade do ano de 2021, estivemos em fase de industrialização do nosso produto Interface de Exame Prático 4 Rodas (IEPx4), um hardware que, quando instalado em um veículo, permite a telemetria completa dos sistemas padrão do automóvel e o envio criptografado para o sistema de Exame Prático da Vsoft.

Placas do Hardware de Telemetria Vsoft
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)

Para a industrialização, o processo de envio dos arquivos CAD (Computer Aided Design, do português Desenho Auxiliado pelo Computador) para um fabricante produzir em maior quantidade de peças, se faz necessário o projeto e construção de uma Jiga de Testes, um equipamento que testa todas as funções da placa e aprova a qualidade do produto de forma computadorizada.

Esta Jiga de testes é fornecida ao fabricante, que em sua posse, fabrica e testa as placas para entrega final ao consumidor. 

Além da produção das placas, também projetamos e produzimos um simulador com a função de auxiliar as nossas equipes de desenvolvimento de software a integrar e testar, mesmo sem um carro instalado, as funções de telemetria de um automóvel em bancada.

Com isso, é possível agilizar o desenvolvimento, teste e até debug por qualquer equipe em qualquer lugar, sem a necessidade de conhecimento de eletrônica, simulando as funcionalidades de um veículo e os dados coletados pelo nosso sistema de telemetria.

Jiga de teste, realizando o teste em uma das placas do sistema. 
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)
Placas do sistema Montadas em base impressa 3D para montagem de simulador
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)
Placa de simulação conectada sobre as placas do sistema de telemetria
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)
Caixa impressa em 3D finalizando o produto interno, Simulador para sistema de telemetria.
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)

A realização de todas as pesquisas e atividades necessárias ao desenvolvimento dos produtos vistos acima só foi possível porque utilizamos componentes, ferramentas e insumos, que já tínhamos em estoque. 

Graças ao excelente trabalho de antecipação, pesquisa de mercado e planejamento de nossos gestores, a crise dos componentes eletrônicos, reforçada pela crise sanitária global, não nos afetou profundamente, de modo que ainda conseguimos desenvolver tecnologias úteis para superação daquele momento. 

Nós nos orgulhamos do trabalho do Vsoft Labs e de cada tecnologia desenvolvida pela Vsoft, tanto em soluções de software quanto de hardware, a fim de melhorar os serviços prestados a nossos clientes. 

Estamos antenados não só no mercado em que estamos inseridos, mas também ao cenário global que podemos atingir ou sermos atingidos. 

A cada dia que passa, a Vsoft está trabalhando e pesquisando para melhor atender a seus clientes e todos os stakeholders, buscando a excelência em tudo que fazemos.

Author

Kleber Oliveira

Analista de Pesquisa Desenvolvimento de Hardware

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top