Pagamento com a palma da mão: saiba tudo sobre essa tecnologia que viralizou nas redes sociais

E se fosse possível pagar as compras com um simples gesto da mão, sem precisar de cartão, senha ou até mesmo do celular. Imaginou? Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas já é realidade em algumas partes do mundo e promete ser o meio de pagamento do futuro.
Recentemente, o "Pagamento com a Palma da Mão", também conhecida como Palm Payment, viralizou nas redes sociais e está fazendo sucesso em países como China e Estados Unidos. Na internet, é fácil encontrar inúmeros vídeos de influenciadores mostrando como a tecnologia funciona. Especialistas em pagamento eletrônico e digital afirmam o método vai fazer parte do dia a dia de todos mais cedo do que parece.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre o funcionamento do pagamento com a palma da mão e os benefícios da tecnologia. Vamos lá?
Como funciona o pagamento com a palma da mão
A tecnologia é simples e o funcionamento baseia-se em biometria avançada. Ao realizar uma compra em um estabelecimento que aceite o Palm Payment, o consumidor só precisa posicionar a mão sobre um scanner. O dispositivo analisa os padrões biométricos na palma da mão e realiza o pagamento automaticamente, cobrando o valor diretamente no cartão previamente cadastrado.
Para começar a utilizar a tecnologia, é necessário fornecer dados pessoais, informações de pagamento e efetuar o escaneamento da palma da mão. Embora simples, o processo varia de acordo com o país. Na China, por exemplo, basta ter uma conta no WeChat Pay e registrar-se no sistema. Também é possível cadastrar-se nos totens disponíveis nas principais cidades. Os dados necessários são:
- Nome.
- Telefone.
- Número do passaporte.
- Conta ativa no WeChat Pay.
- Cartão de crédito/débito vinculado.
Após o fornecimento das informações, é possível escanear a palma da mão para ativar o reconhecimento biométrico em locais que utilizam o sistema.
Já nos Estados Unidos, o processo é um pouco diferente, com a Amazon disponibilizando a tecnologia nas lojas Amazon Fresh e Amazon Go. O cadastro pode ser feito por meio de uma conta na plataforma ou diretamente em um dos estabelecimentos físicos equipados com a tecnologia.
Tecnologia por trás do pagamento com a palma da mão
A biometria já é amplamente utilizada em diversos setores, como educação, finanças e saúde. Presente no dia a dia de boa parte da população, essa tecnologia permite autenticar identidades com rapidez e segurança, bem como otimizar processos e reduzir fraudes.
O sistema de pagamento com a palma da mão utiliza os traços únicos das veias ou da superfície da palma para autenticar a identidade de uma pessoa. Confira:
- Captura da palma da mão: um sensor especializado escaneia a palma do usuário, podendo captar veias subcutâneas, linhas e características da superfície da pele.
- Criação do template biométrico: o sistema biométrico transforma a imagem da palma em um modelo matemático criptografado, representando os dados únicos da mão.
- Validação em tempo real: o usuário aproxima a palma do sensor. Em seguida, o sistema compara a nova leitura com o modelo registrado. Caso haja correspondência, o pagamento é autorizado.
- Integração com métodos de pagamento: a autenticação biométrica conecta-se a uma carteira digital ou cartão de crédito previamente vinculado. O processo é semelhante ao que acontece com pagamentos por aproximação com celular ou relógio.
- Segurança e privacidade: os dados são criptografados e protegidos por camadas de segurança, respeitando normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o General Data Privacy Regulation (GDPR);

No mercado brasileiro, um exemplo de empresa com soluções biométricas altamente tecnológicas é a Vsoft. Com tecnologia própria de reconhecimento facial e impressão digital, a organização já realizou milhares de autenticações e validações por biometria.
Benefícios do pagamento com a palma da mão
O pagamento com a palma da mão oferece diversas vantagens. Veja alguns benefícios que tornam a tecnologia seja promissora:
- Agilidade nas compras: menos filas e mais rapidez no processo de pagamento, o que pode aumentar as vendas e melhorar o serviço em locais como supermercados, fast food e eventos.
- Compliance: a tecnologia permite identificar os indivíduos durante a venda, o que possibilita o bloqueio automático de transações de produtos restritos, como aqueles proibidos para menores de idade.
- Praticidade: não há necessidade de utilizar nenhum objeto como cartão ou celular, o que torna a compra seguro, praticamente à prova de fraudes.
- Melhoria na experiência do usuário: uma vez que não há a necessidade de lembrar de senhas, o processo de pagamento passa a ser mais ágil e conveniente
Grandes empresas, como Amazon, WeChat, Visa e Mastercard, já estão investindo nesse sistema. A tecnologia está em expansão para outros usos de segurança, como acesso a áreas restritas ou validação de identidade.
Para cada necessidade de identificação, uma solução biométrica
A tecnologia biométrica está redefinindo conceitos de segurança, agilidade e eficiência. Neste artigo, você conheceu o que é o Palm Payment e os benefícios da biometria como ferramenta de autenticação.
Com aplicações que vão além das transações financeiras, essa inovação representa uma nova forma de identificar pessoas, acessar serviços e garantir a confiabilidade dos processos. Empresas como a Vsoft estão à frente desse movimento, oferecendo soluções biométricas de reconhecimento facial e impressão digital adaptáveis a diferentes contextos. Gostou do assunto? Então, confira como a biometria revolucionou os meios de pagamento.
.jpg)
Israel Victor
Posts relacionados
Todos os postsNão perca as nossas atualizações!
Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.