Biometria

O movimento Low Code, do inglês “pouco código”, se baseia na criação de soluções desenvolvidas usando a menor quantidade possível de código. Essa mesma linguagem é utilizada nos SDKs do BioPass ID. Entenda o porquê a seguir!

Com a linguagem de pouco código, desenvolvedores que não dispõem de grandes conhecimentos técnicos podem construir soluções robustas, de alta qualidade e utilizando as tecnologias mais recentes com o mínimo de esforço e sem a necessidade de investir grandes custos adicionais.

Foi com esse objetivo em mente que a Vsoft criou as SDKs de Face e Fingerprint, soluções baseadas em Low Code que permitem a integração de biometria facial ou de digitais em seu produto, de forma fácil e rápida.

Entenda o que são, como funcionam e como usufruir dessas tecnologias.

O que é uma SDK?

Antes de tudo, é importante entender o que é uma SDK. A sigla vem do inglês Software Development Kit, ou kit de desenvolvimento de software. 

Nada mais é do que um conjunto de todas as ferramentas necessárias para permitir que um desenvolvedor crie uma solução completa sobre um tema específico. Essas ferramentas podem incluir bibliotecas, métodos, guias, documentações, amostras de código e mesmo programas de computador.

Qual a vantagem de adicionar biometria em sua solução?

Com o avanço da tecnologia, é importante manter-se a par das ferramentas mais recentes e que permitam a melhor experiência para os usuários. Uma solução de biometria inteligente permite adicionar segurança e conveniência ao seu produto com baixos custos, e com uma implementação fácil e rápida. 

As SDKs fornecidas pela Vsoft, suportam diversas linguagens de programação e são compatíveis com diversas marcas e modelos de equipamentos como sensor ou câmera usadas para realizar a captura biométrica.

Conheça essas tecnologias e veja como elas podem ser usadas em seu produto!

Face SDK

Essa SDK procura servir como componente para o desenvolvimento de aplicativos focados em captura e reconhecimento de face. Suportando as linguagens de programação mais populares e segura por design, ela oferece as seguintes funcionalidades: 

  • Captura de face: um dos elementos mais importantes ao realizar operações de biometria, a captura de face nada mais é do que a coleta da biometria facial de um indivíduo.
  • Detecção e qualificação de face: essa funcionalidade permite que faces presentes em uma foto sejam detectadas, bem como realizar o auto-corte centralizando a face, e verificar se a qualidade da captura realizada está ideal para operações biométricas.

Fingerprint SDK 

Semelhante à SDK de face, a Fingerprint SDK é um componente usado no desenvolvimento de aplicativos voltados para captura e reconhecimento biométrico, desta vez focado na biometria de digitais. 

Compatível com diversos modelos e marcas diferentes de sensores de captura de digitais, incluindo a câmera de um telefone celular, essa SDK oferece as seguintes funcionalidades:

  • Captura de digitais: assim como na SDK de face, trata-se da coleta biométricas das digitais de um indivíduo.
  • Experiência Touchless: por permitir que as capturas de digitais sejam realizadas também com a câmera de um celular, sem a necessidade de um sensor, é garantida a experiência touchless (sem toque).

Dessa forma, tendo a possibilidade de criar aplicações com tecnologia de ponta sem o uso de qualquer tipo de equipamento adicional, é garantida uma melhor experiência do usuário, que com seu dispositivo móvel poderá realizar operações de biometria de digitais, com captura de imagem de alta qualidade, portanto sem sequer precisar se deslocar do conforto de sua casa.

Como posso usar as SDKs de biometria em meu produto?

Tendo em mãos o vasto leque de opções disponibilizados por essas SDKs, é possível criar aplicações completas voltadas ao uso de biometria, seja usando-as individualmente, seja em conjunto. Alguns exemplos de aplicações são:

  • Onboarding biométrico digital: por realizar a captura biométrica de um indivíduo, o onboarding digital tem a possibilidade de criar uma aplicação que realize o registro de novos usuários num sistema recebendo suas características biométricas de forma completamente digital e remota.
  • Identificação e verificação de identidade biométrica: É possível adicionar uma camada extra de segurança em sua aplicação ao usar as SDKs para validar a identidade de um indivíduo antes de realizar determinada ação, usando características biométricas como fator decisivo. 
  • Segundo fator de autenticação: ao acessar uma plataforma, é possível usar a biometria facial ou de digital de um indivíduo como fator de autenticação, junto a seu login e senha, tornando seu acesso mais seguro.

Conheça aqui a multibiometria.

Experiência Passwordless: do inglês “sem senhas”, uma experiência passwordless significa que em vez das senhas comuns, é possível usar sua biometria, única e intransferível, como chave de acesso a uma plataforma, trazendo conveniência ao usuário sem perder segurança.

Além disso, o SDK disponibiliza as capturas, tanto de face quanto de digital, para qualquer tipo de plataforma.

Para o Desktop

É possível usar componentes completos para o desenvolvimento de aplicações de captura biométrica, incluindo a captura de face, acompanhada com detecção facial, auto-corte, verificação de conformidade com padrão de qualidade, e análise de vivacidade e de presença de fraudes.

Para o Mobile

Neste modo, existem componentes completos que permitem o desenvolvimento de aplicações de captura biométrica de forma 100% digital, com suporte para Android e iOS.

Assim, é possível a captura de biometria digital sem contato utilizando a câmera do dispositivo, bem como a captura de face que conta com os mesmos benefícios de auto-corte e verificação de qualidade e de presença de fraudes.

Dessa forma, fica evidente que o uso de tecnologias de ponta para criar soluções biométricas traz melhorias para a segurança e experiência do usuário. 

Essas tecnologias, aliadas ao movimento Low Code, se tornam ainda mais acessíveis e permitem que qualquer um possa implementar soluções de qualidade de forma fácil e rápida em seus aplicativos.

Success! You're signed up
Oops! Something went wrong while submitting the form.
go  top