Certificação de processos

Em meio a infinitas possibilidades, ampliadas pelo significativo aumento do acesso à internet nos últimos anos, a dúvida sobre o que é procedente, confiável e até mesmo oficial se tornou uma pulga atrás da orelha recorrente. É por isso que a certificação de processos existe, para trazer autoridade e credibilidade no mercado.

Está achando o termo confuso? Continua aqui que nós vamos te explicar tudo.

O que é Certificação de Processos?

A certificação atua como garantia da veracidade de um processo ou informação.

Falando assim pode parecer algo um tanto geral, porém sua abrangência apenas revela a relevância que possui em diversas áreas.

No campo profissional, obter a certificação de uma norma de referência é um meio de sinalizar para o mercado, a sua diferenciação e reforçar seu conhecimento específico sobre um tema.

Já para uma organização, afirma o seguimento de padrões em seus processos internos, através do aval de métodos que comprovam que uma empresa ou serviço é confiável.

Por exemplo, você provavelmente já ouviu falar em certificações como ISO, NBR, ITIL, PCI, MINEX. Estas servem como uma espécie de “carimbo” que atesta que uma empresa segue seus preceitos, se diferenciando no mercado diante seus concorrentes.

Certificações e tecnologia

A tecnologia se tornou uma grande aliada da certificação de processos, principalmente depois da chegada da pandemia.

Diante da impossibilidade de comparecimento físico, muitos serviços que eram prestados unicamente de forma presencial foram forçados a serem repensados para se adequar à continuidade de suas operações.

Há alguns anos, por exemplo, era impensável cogitar a possibilidade de se abrir uma conta bancária remotamente, pois os protocolos exigiam que fossem abertas de forma presencial, sem exceções.

Com o mercado passando por uma crise global, as possibilidades de serviços remotos e além de tudo seguros, precisou acelerar em busca de criar mecanismos para garantir a segurança das operações realizadas longe de seus endereços físicos.

Como aliadas desse processo de digitalização de processos, as tecnologias de identificação biométricas são cada vez mais introduzidas no nosso dia a dia.

Com elas, é possível capturar, analisar e validar traços de identidades, além de verificar o atendimento de critérios descritos em normas e legislações através do uso de inteligência artificial.

Muitas empresas estão entrando para o mercado de certificação de processos justamente por enxergarem sua abrangência de atuação no mundo atual.

As possibilidades de utilização de mecanismos ligados à biometria e inteligência artificial se mostram essenciais para o contínuo avanço para o mundo digital.

Apesar de demonstrarem inúmeras possibilidades positivas de avanço em diversas áreas, a identificação e validação biométrica passam por questionamentos da sociedade em geral por serem relativamente novas, ainda não muito conhecidas pela população em geral e por terem ganhado mais espaço recentemente.

Em primeiro lugar, deve-se entender que não há volta quando o assunto é sobre novas tecnologias.

Atualmente, não é lógico pensar em nos ater aos tempos de documentos físicos ou idas presenciais para comprovação de identidade, enquanto a digitalização das coisas vem permitindo a evolução da sociedade como um todo.

O segundo ponto vem da dedução que é mais válido buscar formas para tornar as novas tecnologias cada vez mais seguras e atentas às tentativas de fraude do que conservar medidas antigas.

Com o tempo, empresas desenvolvedoras de algoritmos ganham autoridade na identificação, trato e impedimento da efetivação de fraudes. A busca por impossibilitar possíveis vulnerabilidades vem junto com o histórico de uso e aperfeiçoamento das soluções.

Bem como toda compra que realizamos como clientes, é necessário pesquisar a melhor solução disponível no mercado para atingir os melhores resultados. Não é diferente para a certificação de processos.

Há um número considerável de empresas que oferecem um determinado serviço, porém, ter autoridade no setor é um trunfo de pequena parte delas. Aí está, mais uma vez, a importância de contar com selos e certificados que comprovem sua distinção das demais empresas.

Sobre  a Vsoft

A Vsoft é uma IDtech brasileira especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos que atua no mercado há 22 anos.

Como missão, busca prover tecnologia inovadora para a identificação segura de pessoas e certificação de processos. Com isso em mente, desenvolveu sua própria tecnologia de captura, reconhecimento e avaliação de biometrias.

Contando com soluções de simples implementação e alta confiabilidade, a empresa disponibiliza funcionalidades que permitem a detecção facial, bem como prova de vida passiva, autenticação de transações, anonimização de faces para exibição, tudo em conformidade com LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e verificação de conformidade facial com o padrão ICAO (regras internacionais para garantia de qualidade na captura de imagens).

Além disso, a Vsoft também possui vínculo com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), investindo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de biometria, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT).

A inovação faz parte do DNA das operações e na realização de trabalhos que permitem também a análise de vivacidade (liveness) para a validação da identidade do usuário, a captura de impressões digitais sem contato, a telemetria de veículos, a análise de comportamento de pessoas em veículos, entre outras funcionalidades.

Voltada à certificação de processos, a Vsoft é amplamente reconhecida pela utilização de suas tecnologias próprias, voltadas à formação de condutores e emissão de documentos, entre outras frentes.

Conheça as tecnologias que modernizaram o processo de formação de condutores.

O processo de formação de condutores, que cede direitos a motoristas para guiar veículos no país, começou a ser realizado de forma remota no Brasil em 2020, durante a pandemia.

Com a preocupação de formar motoristas mais bem preparados para o trânsito, tendo em vista a proteção de vidas, a realização da formação de condutores deve seguir as normativas nacionais de trânsito.

A legislação brasileira exige a certificação de cada etapa do processo de modo a garantir a realização de forma mais segura e livre de fraudes. Do início ao fim, algumas medidas determinam critérios para analisar dados coletados, além de identificar e impedir a tentativa de ações fraudulentas.

A Vsoft foi uma das primeiras empresas nacionais a oferecer produtos voltados especificamente para este fim.

Para certificar os processos de instrução e avaliação dos candidatos, a plataforma SuperPrático, pioneira e líder no mercado brasileiro neste segmento, garante a execução de rigorosos critérios de segurança durante a execução de aulas e exames.

Algumas ações que certificam o processo de formação de condutores são a detecção, contagem e reconhecimento de pessoas em sala de aula e em veículos através de reconhecimento de face e comportamento, detecção de uso de cinto, celulares e consumo de bebidas alcoólicas, além da análise sobre atenção à direção e verificação de itens exigidos em inspeções veiculares etc.

Já para a emissão de documentos, é utilizado de maneira ampla a biometria e inteligência artificial através do produto Certfy Capture. Ele permite a realização da captura biométrica de qualidade para a emissão de CNH e outros documentos oficiais.

Isso se dá através de uma plataforma Blockchain que garante a imutabilidade dos registros e validação dos dados coletados, garantindo que a individualidade de seu dono esteja sendo registrada.

Assim, o processo permite mais autenticidade e integridade, dificultando tentativas de fraude ou roubo de dados e informações.

Uma sociedade cada vez mais digital demanda mais comodidade e, de forma implícita e primordial, também mais segurança. Por isso, as empresas devem pensar à frente, buscando atender aos critérios alinhados a uma inovação contínua e, assim, garantam destaque no mercado.

O que os próximos capítulos de nossa sociedade trarão, é difícil prever. No entanto, é certo que as empresas que se alinham hoje às tecnologias que permitem a realização remota de atividades do nosso cotidiano, estão trilhando um caminho promissor.

Author

Luiz Guilherme Araujo

Analista de Governança e Gestão

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top