Certificação de processos

Em 2021, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), enfrentou  um desafio: atender à alta demanda de candidatos para realização de exames teóricos, tendo em vista que os locais de aplicação eram limitados frente à procura de alunos aptos a realizar a prova.  

Os testes só poderiam ser aplicados na sede do Detran, localizada em João Pessoa ou nos chamados Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgãos públicos de apoio ao Detran que atuam como espécies de “filiais” por todo o estado.

Mesmo com atuação do Ciretran, a necessidade permanecia alta, gerando um alto congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas e baixa democratização do processo de obtenção e renovação da CNH, uma vez que os candidatos precisavam se deslocar para municípios distantes a fim de realizar a prova teórica.  

A solução do Detran

Diante da sobrecarga de processos, o Detran-PB investiu em metodologias e ferramentas que solucionassem a alta demanda de forma moderna e eficiente. 

Em 2022, o órgão informou em Diário Oficial o aceite para a aplicação de provas teóricas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com isso, o Detran-PB ampliou para 30 vagas semanais destinadas à realização dos exames. Esse aumento resultou na aplicação de 3 mil provas por mês, desafogando a demanda dos candidatos. 

Os CFCs da Paraíba utilizaram a plataforma SuperPrático Exame Teórico, uma solução que usa inteligência artificial para monitoramento remoto e certificação do cumprimento legal dos exames. O sistema realiza o reconhecimento facial do candidato e capta imagens e sons do ambiente para fins de auditoria e combate à fraude.

Desde a implantação, os exames teóricos são monitorados e fiscalizados pelo Detran-PB para garantir a segurança e a integridade do processo.  

Como funciona o exame teórico do Detran?

Para realizar a prova, é necessário agendar um horário no sistema do Detran-PB e escolher o Centro de Formação de Condutores onde ocorrerá a prova.

Ao chegar no CFC, o candidato deve identificar-se para receber as devidas orientações e, em seguida, é encaminhado para uma sala isolada, onde há apenas o dispositivo para realização da prova. O candidato faz as validações biométricas necessárias, sendo monitorado durante toda a realização do exame. A prova é transmitida em segurança pelo sistema, auditada pelo Órgão competente e o resultado disponibilizado para o aluno. 

A partir da ampliação de postos para realização de provas teóricas, o Detran-PB obteve os seguintes resultados com o auxílio do SuperPrático Exame Teórico:

  • Aumento na capacidade de atendimentos.
  • Mais segurança e agilidade na realização do exame teórico.
  • Diminuição do fluxo de pessoas nas unidades do Órgão.
  • Aumento na detecção de fraudes durante a realização da prova.
  • Diminuição nas tentativas de fraudes com o uso de algoritmos de inteligência artificial nos exames.
  • Proporciona redução do tempo de espera e de deslocamento até uma unidade do Detran para o(a) candidato(a).
  • Aumento de 415% do número de locais de prova.
  • Transparência no processo, visto que o órgão acompanha os exames e audita conforme os critérios definidos pela legislação. 

 O Detran-PB foi o primeiro do Nordeste a implantar o sistema em parceria com as autoescolas. Hoje, em menos de 1 ano, já são 83 postos disponíveis para a realização do exame teórico

A tendência é que esse procedimento se expanda para demais estados. Atualmente, Pernambuco e Maranhão também seguem o modelo de aplicação de provas teóricas fora das dependências do Detran.

Author

Caroline Arruda

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top