Certificação de processos

Quando falamos de autoescolas, tocamos em assuntos importantes, como a formação para condução, um trânsito seguro e, sobretudo, a vida. Qualidades, defeitos e a capacidade de ministrar o melhor processo para os futuros motoristas devem ser analisados na hora de escolher a melhor autoescola.

Para ajudar você, elaboramos uma lista com 11 dicas de como escolher a autoescola ideal. 

Vamos lá!

Como saber qual a melhor autoescola 

A escolha da autoescola ideal envolve critérios objetivos e subjetivos. Os critérios objetivos têm a ver com particularidades técnicas e legais que envolvem a autoescola. Já os subjetivos envolvem os valores e identificação do aluno com o CFC.

Critérios objetivos para escolher a melhor autoescola

  1. Regulamentação: A autoescola precisa estar devidamente regulamentada.

Esse é o primeiro e, sem dúvida, o critério mais importante. Uma autoescola para oficialmente formar um condutor precisa estar devidamente registrada e autorizada pelos órgãos regulamentadores.

Órgãos como o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dentre outros, são responsáveis por regulamentar o trânsito visando o melhor para a população.

Portanto, se o CFC possui o aval necessário para funcionamento, significa que ele foi avaliado e é fiscalizado pelos órgãos e cumpre as diretrizes estabelecidas.

Credenciamento, alvarás, registros, entre outros documentos como esses informam a situação da autoescola. Solicite, pesquise e verifique a veracidade da documentação para garantir que os serviços de uma empresa são idôneos.

  1. Informação online: Busque em sites confiáveis mais informações.

Procure notícias e informações sobre a autoescola em veículos jornalísticos que checam os fatos com seriedade. Saber sobre ações que o CFC já realizou, índice de aprovação, tempo de existência, histórico e o que mais você achar pertinente auxilia na tomada de decisão.

  1. Tipo de habilitação: Procure a autoescola que atenda seu tipo de processo.

Existem diversos tipos de habilitação como a tipo A que autoriza a conduzir veículos de duas rodas; a B referente a veículos de passeio com quatro rodas como carros e vans; ou a C para caminhões. Como você pode ver, todas correspondem a tipo de veículos diferentes, então você deve estar atento se a autoescola contempla o tipo de carteira que você precisa.

Consulte a autoescola, explique o tipo de processo que deseja iniciar e veja se há a possibilidade de realizá-lo com esta empresa.

  1. Frota: Verifique os veículos da autoescola.

Além de pesquisar se a autoescola dispõe do tipo de veículo adequado para o tipo de habilitação, é necessário verificar o estado de conservação deles. 

Alguns questionamentos precisam ser feitos durante a verificação, entre eles, se as manutenções são regulares, se os veículos estão devidamente registrados e estão adaptados para as aulas práticas.

  1. Custo x benefício: Coloque em uma balança quanto você vai pagar e que serviços você vai receber em troca.

Sabemos que a parte financeira é um ponto muito importante ao escolher um CFC e, como todo consumidor, buscamos sempre economizar. Porém, quando falamos de autoescola não podemos pensar de forma tão simples quanto apenas escolher o valor mais baixo, é preciso saber o que está incluso.

Fique atento a valores muito abaixo do mercado. Se a maioria das empresas pratica um determinado valor, provavelmente é porque este valor é o que cobre os custos do serviço. 

Se estiver muito abaixo, algo não está correto ou pode estar faltando. Por isso, é interessante que você procure no mínimo 3 autoescolas, verifique qual o preço que elas cobram para que você possa conhecer, qual o valor médio a ser pago.

  1. Profissionais capacitados: Conheça quem são os recursos humanos da autoescola.

Bons profissionais são fundamentais para qualquer empresa. É necessário que eles sejam capacitados para desempenhar suas funções e oferecer o melhor serviço. Por isso, informe-se sobre quem faz parte do quadro de funcionários da autoescola.

E ao se informar, dê uma atenção especial para as informações sobre os professores, afinal eles são responsáveis diretos pela formação do condutor. Procure saber se tanto os teóricos quanto os instrutores das aulas práticas são devidamente cadastrados e autorizados pelos Órgão Responsáveis para ministrar as aulas.

  1. Ferramentas utilizadas: a autoescola investe em boas ferramentas?

Vivemos em um mundo cada vez mais moderno e é importante saber se a autoescola acompanha essas tendências. Esse ponto vale tanto em termos de infraestrutura física da empresa quanto digital, como através do uso de dispositivos e programas que promovam a segurança e agilidade no atendimento aos clientes.

Um exemplo de ferramenta moderna e importante que pode ser usada pelos CFCs é o SuperPrático, a plataforma de certificação no processo de formação de condutores.

  1. Atendimento: Saiba como é o funcionamento da empresa e como o serviço é prestado.

Sobre esse ponto, existem alguns aspectos mais diretos que você deve se informar, por exemplo se o horário de atendimento corresponde ao tempo que você tem disponível para as aulas. 

Por outro lado, existe uma parte indireta, em que você precisa procurar saber se a autoescola irá oferecer o devido suporte durante o processo, se ela lhe informa com clareza o que deve ser feito e demais orientações necessárias a um candidato.

Agora, vamos conhecer os critérios subjetivos que mostram se a autoescola é a certa para você.

Critérios subjetivos para escolher a melhor autoescola

  1. Recomendação boca a boca: Se informe com pessoas que já passaram pelo processo.

Essa é a dica mais antiga de todos os tempos. Conversar com outras pessoas que já passaram por determinada autoescola e ouvir o relato delas trará informações preciosas de quem viveu o dia a dia e de como é o andamento do processo.

Visite também as redes sociais da autoescola, leia comentários, veja as marcações e postagens. Elas podem trazer uma amostra da experiência que outras pessoas tiveram ao passar por lá. 

Mas, lembre-se: cada experiência é única. Ouça as opiniões e filtre as informações através da sua perspectiva.

  1. Posicionamento: Saiba quais os valores da empresa e o que ela promove.

Na nossa sociedade moderna, valores são cada vez mais importantes e, quando falamos de empresas, eles traduzem como ela age. Por isso, se informe se a empresa compartilha os mesmos valores que você acredita que são fundamentais.

Por exemplo: a autoescola promove a acessibilidade ou preza pela preservação ambiental? Esses são pontos que promovem uma sociedade melhor e, se o CFC está atento a isso, é um ponto muito positivo.

  1. Honestidade: Fique atento a sinais de irregularidades

Por fim, leve sempre em consideração a honestidade. Ao perceber sinais de alguma irregularidade: não escolha essa autoescola. Se lhe oferecerem algum atalho, algo incomum ou algo que fira as regras a serem cumpridas: recuse e se afaste. Além de esta ser a atitude correta, ela pode evitar que você tenha futuros transtornos como a invalidação da sua carteira.

Chegou a hora de escolher a melhor autoescola

Agora que você conhece as 11 dicas, chegou a hora de escolher a melhor autoescola. 

Antes de tudo, informe-se. Não tenha medo de perguntar, mesmo que as ache bobas. Pergunte sobre o que achar necessário. Entrar nesse processo sem dúvidas e com uma boa bagagem de informações vai dar a segurança que você precisa para viver essa etapa tão importante da sua vida.

Se você busca uma ferramenta que vai te ajudar com muitos dos pontos dessa lista, conheça o Pilotar. O aplicativo oferece diversas informações sobre os CFCs parceiros e ainda traz conteúdos que ajudam na formação do condutor. 

Author

Caroline Arruda

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top