Inovação e Tecnologia

Em 2054, um novo departamento de polícia reduz para zero a taxa de assassinatos da cidade de Washington. A conquista é fruto da divisão policial Pré-Crime, que utiliza Precogs, ou seja, videntes que pré-visualizam assassinos momentos antes de um crime acontecer.

O cenário de Minority Report, desenvolvido no conto de Philip K. Dick e no filme de Spielberg, é mais um da série de roteiros da ficção científica que saíram do papel para a realidade. Hoje, não precisamos de videntes para predições: a inteligência artificial tem a capacidade de aprender com dados e fazer com que máquinas resolvam problemas que um ser humano não poderia solucionar, com previsões, automações personalizadas e otimização de tempo e recursos.

Inteligência de dados para a gestão de negócios

Os sistemas de aprendizagem de máquina podem transformar negócios de diversos segmentos no mercado. Sabe aquela indicação exclusiva de uma série em um streaming ou a sua comunicação com uma assistente virtual? É desta forma que a inteligência artificial pode funcionar, com direito até a algoritmos para produzir e recriar músicas.

A IA utiliza técnicas essenciais para o desenvolvimento de soluções por meio de:

  • machine learning, em que os algoritmos identificam padrões na amostragem de dados;
  • deep learning, com mais aprofundamento nas conexões de alta complexidade para análises mais assertivas por conta própria da máquina;
  • processamento de linguagem natural (PLN), que permite aos sistemas a compreensão da linguagem humana.

Na prática, a inteligência artificial é um potencial de inovação e crescimento para negócios. A partir da análise de resultados, insights e novos caminhos, empresas desenvolvem uma gestão mais confiável e ágil para a tomada de decisões na era da transformação digital.

Rastreamento e diagnósticos de doenças ainda mais precisos

Diariamente, inúmeros beneficiários de planos de saúde asseguram sua presença em consultas e exames médicos a partir de plataformas digitais. Seja a partir de impressões digitais ou faciais, um sistema na nuvem e de alta disponibilidade garante eficiência na validação de dados, com aplicações de deep learning que são capazes de detectar características mesmo com fatores que possam dificultar a análise, como a iluminação.

Em outras aplicações, programas de machine learning estão ajudando a rastrear e entender o comportamento do coronavírus a partir de análises em sites de notícias e publicações em mídias sociais. Além disso, o uso de IA também está sendo útil no diagnóstico do câncer, como o sistema de IA financiado pelo Google, que identifica padrões em mamografias de pacientes.

A moeda do novo mercado financeiro

A chegada das fintechs no setor econômico destaca como a tecnologia está mudando o relacionamento das pessoas com bancos. Com a coleta de dados dos usuários, o trabalho das máquinas pode ser voltado para garantir uma experiência ágil e segura.

As técnicas de inteligência artificial são aplicadas em processos como: abertura de contas digitais, utilizando softwares de última geração para coleta e matching biométrico; análises de crédito; definição de limites para clientes e novas formas de otimizar o atendimento via chat ao usuário.

Como a IA pode transformar o seu negócio?

A era da transformação digital faz com que empresas percebam a necessidade de se adequar aos novos padrões de segurança, inovação e praticidade que a tecnologia oferece. Sejam pequenos, médios ou grandes negócios, o primeiro caminho nesta jornada é facilitar processos e otimizar o tempo e recursos utilizados.

Com a inteligência artificial, diversos setores do mercado podem crescer e garantir novas experiências para os clientes. São oportunidades de manter o seu negócio no cenário digital com segurança e agilidade em operações que antes poderiam levar horas ou semanas para serem concluídas.

Sabemos que algumas previsões apresentadas no futuro de Minority Report já foram concretizadas. O próximo passo na IA é contribuir para que os algoritmos sejam cada vez mais assertivos e com menos riscos de distorções, sempre contando com o olhar humano para garantir experiências otimizadas e confiáveis para as pessoas.

Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top