Certificação de processos

A etapa prática para obtenção da CNH é o momento decisivo para testar os conhecimentos adquiridos dos candidatos durante as aulas práticas. Essa etapa demanda muito esforço não só dos alunos, mas dos examinadores que se dedicam na avaliação dos futuros condutores. Para se ter uma ideia do volume de operações de provas práticas, o Detran Ceará realizou 24 mil exames em apenas um mês (2021). 

Devido à crescente procura por exames práticos de direção, surgiu a Prancheta Digital, ferramenta que promove a segurança e a otimização da prova prática. Vamos conhecer mais sobre essa solução! 

O que é a Prancheta Digital

A Prancheta Digital faz parte do Sistema SuperPrático Exame Prático. Portanto, para conhecer a solução, precisamos entender primeiro como o sistema funciona. O Exame Prático é uma plataforma de certificação para provas práticas onde software (programa) e hardware (dispositivo) trabalham em conjunto para o monitoramento de exames práticos.

Dentre os formatos do Exame Prático existe o Prancheta Digital, modalidade em que um dispositivo móvel monitora a realização da prova através da captação de áudio e vídeo do candidato em tempo real. Adiante, entenderemos como funciona esse processo em detalhes.

Como funciona o Prancheta Digital

A Prancheta Digital é uma solução dinâmica. O primeiro passo é a instalação do sistema em um dispositivo eletrônico que será usado pelo avaliador do exame. Esse dispositivo pode ser um tablet ou smartphone.

Em seguida, parte-se para o acesso ao sistema. Neste, o examinador fará uma validação biométrica e, uma vez validado, poderá consultar as informações dos candidatos, dos agendamentos, das provas, etc.

Nesse dispositivo, também há a condução do exame prático por meio do registro dos acontecimentos, validação biométrica do aluno, inserção dos dados do carro, possíveis faltas cometidas e outras informações pertinentes.

Ao fim do processo, a plataforma irá gerar um resumo completo de tudo que foi inserido e irá se comunicar com o Detran para transmitir o resultado da prova. Tudo isso ocorre utilizando o que há de mais moderno em inteligência artificial, automatização de processos e equipamentos tecnológicos.

Veja mais no vídeo abaixo:

Vantagens de ter a Prancheta Digital no seu CFC

A primeira vantagem que vale a pena ser citada é a segurança durante todo o fluxo de realização da prova. Os dados são tratados com mecanismos reforçados de transmissão, como criptografia de ponta a ponta e armazenamento de dados em nuvem. Há também a segurança do processo, uma vez que o sistema utiliza ferramentas como validação biométrica de candidatos e de examinadores para garantir a idoneidade do processo.

Ainda é possível observar a vantagem de otimizar processos, pois com o uso de dispositivo eletrônico, os dados são inseridos, armazenados e transmitidos de forma mais célere e organizada.

A possibilidade de acompanhar diversos exames simultaneamente também é uma característica positiva da plataforma. Isso permite que o examinador execute as atividades com mais agilidade, já que mais candidatos podem ser atendidos em menor tempo.

Além destes benefícios processuais, também são observados benefícios econômicos ao utilizar o sistema Exame Prático, como a economia com custos de papéis, dentre outros recursos do departamento.

Como adquirir a solução

O Exame Prático e a Prancheta Digital são soluções aplicadas junto aos órgãos regulamentadores competentes de cada estado, portanto, a implementação depende da legislação vigente.

Mas se você quer conhecer mais e saber outras aplicações dessas plataformas entre em contato com nosso time.

Author

Caroline Arruda

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top