Certificação de processos

Você sabe quais são as etapas para adquirir a primeira CNH? Neste artigo, você vai entender melhor este processo, começando pela etapa mais importante: a teórica.

Para adquirir o documento que habilita condutores em todo o Brasil, o candidato precisa concluir 3 etapas:

  • Exame médico e psicotécnico (realizado pelo DETRAN local);
  • Módulo Teórico: Curso e prova teórica (certificados pelo SuperPrático);
  • Módulo Prático: Curso e exame prático de direção (certificados pelo SuperPrático).

Para a conclusão do processo, que para muitos é um sonho, os produtos da Vsoft Tecnologia são indispensáveis. A empresa atua no mercado há mais de 20 anos e é líder absoluta quando o assunto é a preparação e a qualificação de novos condutores para as vias urbanas, através do produto SuperPrático.

Para você entender o papel e o funcionamento da tecnologia utilizada pela Vsoft junto ao aluno, iremos dividir esse texto em dois módulos: teórico e prático. 

Neste primeiro momento iremos abordar o curso teórico.

Curso Teórico

Primeira Etapa

O primeiro ato a ser feito é a matrícula em uma autoescola credenciada junto à Vsoft. A partir daí, o aluno é direcionado a realizar os exames médicos e psicotécnicos que compõem a aptidão de exames físicos e psicológicos.

Após apto nos exames, o próximo passo é o curso teórico. 

Segunda Etapa

É nesse momento em que a Vsoft atua com a linha de produto SuperPrático. 

Conforme já citado em artigos anteriores, é esse sistema que proporcionará às autoescolas o seguimento das leis implantadas pelo Detran, ou seja, na certificação deste processo. 

Posteriormente, no módulo teórico ou curso teórico, segue à etapa em que o aluno estudará toda a parte de legislação do trânsito, até sua atuação como condutor.

No curso teórico, o aluno agora importado (cadastrado) no sistema do SuperPrático, fica apto a participação nas aulas de maneira física ou remota, a depender da disponibilidade do CFC responsável. 

Nesta etapa, são abordados os seguintes temas:

  • Sinalização de Trânsito;
  • Circulação e Conduta;
  • Infrações e Penalidades;
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

O SuperPrático atua na formação teórica dos candidatos, trazendo o que há de mais moderno para a certificação das aulas presenciais e remotas, com a maturidade de quem está há mais de 10 anos trabalhando no segmento, sendo a solução mais madura do mercado e referência em todo o Brasil. 

A certificação de aulas teóricas possui 90% de aprovação entre os Centros de Formação de Condutores (CFCs), no exame teórico para CNH, etapa em que se emprega os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Aula teórica presencial

Quando as aulas estão agendadas com data e hora para acontecer, ao chegar ao CFC, o aluno realiza uma validação biométrica facial ou digital, em que seus dados são armazenados e enviados ao sistema do Detran, para fins de registro de sua entrada e saída da sala de aula. 

O validador biométrico é um software responsável pela coleta biométrica dos alunos e dos instrutores. 

Os aparelhos utilizados podem ser: validador biométrico próprio do SuperPrático, com programa instalado na máquina da autoescola, ou pode ser uma câmera homologada para capturar a imagem da face, ou até mesmo um leitor biométrico que coleta as digitais.

O SuperPrático, com sua tecnologia de ponta, atua na realização da certificação dessas aulas, impossibilitando, assim, qualquer tipo de fraude ou possíveis equívocos que possam ocorrer no momento da aula, proporcionando uma melhor segurança para o estabelecimento, o órgão e até mesmo aos alunos.

Como funciona?

Para capturar e registrar todas as faces presentes nas aulas teóricas presencias, uma câmera é acoplada em um ponto estratégico central na sala de aula.

Geralmente, ela fica posicionada acima da cabeça do professor e direcionada para as faces dos alunos, conforme exemplo abaixo.

Imagem de jogo de vídeo gameDescrição gerada automaticamente com confiança média
(Fonte: Portal do Superprati.co – requisitos técnicos)

Esse registro é coletado e os dados armazenados em nuvens, como determina a legislação. Depois, os dados são enviados ao Detran que poderá correr com suas análises.

Aula Teórica Remota

No período pandêmico, passamos por diversas crises em vários setores, incluindo o mercado de autoescolas. Muitas tiveram que fechar suas portas, pois não podiam ministrar aulas presenciais devido à proibição do funcionamento de qualquer estabelecimento com públicos. 

No entanto, essa impossibilidade não demorou muito. Diante da situação, a tecnologia presente na linha SuperPrático driblou a crise a partir do desenvolvimento de uma plataforma para aulas teóricas remotas, 100% online.

A plataforma é o SuperAula. Com ela, o aluno não precisa se deslocar até um CFC para assistir suas aulas, basta ter um aparelho celular em mãos e acesso à internet. As aulas são realizadas ao vivo por professores capacitados e autoescolas credenciadas.

Saiba abaixo como assistir às aulas usando o seu smartphone:

E falando em benefícios, seguem alguns:

Diminuição de custos

Com a possibilidade de seguir suas atividades de forma remota, os CFCs puderam diminuir custos recorrentes como aluguel e energia, já que os pontos físicos de seus estabelecimentos estavam fechados. 

Comodidade

Alunos e instrutores podem ministrar e assistir suas aulas de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento e gozando da mesma segurança da certificação presencial. 

Praticidade

Um outro ponto bastante positivo é o registro de entrada e saída, tanto do professor, quanto dos alunos. Agora, de casa, eles próprios conseguem realizar o procedimento. Para isso basta:

  1. Acessar a plataforma SuperAula;
  2. Selecionar o estado onde está matriculado; 
  3. Realizar o login com o CPF cadastrado, na tela disposta abaixo:
Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

     4. O aluno ou instrutor valida suas imagens iniciais e registra sua entrada na sala de aula, rápido e fácil, veja:

Uma imagem contendo GráficoDescrição gerada automaticamente

Em poucos cliques, o aluno já estará dentro da sala de aula.

Tela de computador com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente com confiança média
(Fonte: Base de conhecimento Freshdesk)

Na imagem acima, exemplificamos como o professor e os alunos aparecem dentro da sala de aula (professor na tela central, alunos à direita e o chat de interação).

O sistema tem como programado uma chamada aleatória, “sorteando” apenas alguns alunos conectados à sala, ou seja, no decorrer da aula, o sistema irá notificar o aluno para a realização de uma coleta facial, respeitando as regras do Detran.

Essa validação é contabilizada como presença, uma afirmação de que o aluno de fato está assistindo e se faz presente na sala de aula. Após coleta, segue com a aula normalmente.

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente
(Fonte: Base de conhecimento Freshdesk)

Essas foram apenas algumas das vantagens das aulas online. O sucesso das aulas remotas foi significativo ao ponto de, mesmo após a volta das atividades presenciais, a Vsoft continuar atuante com aulas desse perfil. 

Em alguns estados, hoje, mediante a diminuição da Covid-19, as aulas presenciais já estão liberadas, porém, de forma opcional.

A linha SuperPrático está sempre trazendo novidades e tecnologias, com melhorias para a plataforma SuperAula, pensando sempre no conforto e bem-estar dos alunos, CFCs e claro, da legislação vigente.

Após conclusão do curso teórico e com a carga horária de 45h preenchida, o aluno pode seguir para a próxima etapa, o exame teórico, em que o aluno será submetido à realização dessa prova, que irá testar os conceitos ensinados. 

Fique atento ao próximo artigo. Veremos como realizar o Exame Teórico. Até breve!

Success! You're signed up
Oops! Something went wrong while submitting the form.
go  top