Inovação e Tecnologia

Era raro nos depararmos com atividades que podiam ser realizadas online, como conversar, ler notícias e pesquisar sobre algum tema. Tínhamos poucas opções ao sentarmos em frente ao computador conectado à internet. 

Mas as coisas mudaram. Hoje, há um mundo de possibilidades: trabalhar, estudar, fazer compras e até fazer autoescola de forma online. 

Continue a leitura para saber como é possível obter a carteira de motorista com aulas remotas. 

Autoescola online: módulo teórico à distância 

A formação de condutores possui uma etapa teórica e outras que são realizadas presencialmente, seja por motivos de segurança e idoneidade do processo ou porque é necessária a vivência real com um veículo para que o candidato esteja apto a conduzi-lo. 

Aqui, vamos falar da fase remota do processo, também conhecida como módulo teórico. Este, sim, pode ser feio à distância por meio de serviços online fornecidos pelas autoescolas.

Como funciona uma autoescola online?

Já apresentamos algumas dicas na hora de escolher sua autoescola e falamos que um dos pontos mais importantes é a certificação do CFC concedida pelos órgãos regulamentadores. Saiba que isso também vale para serviços na internet.

A autoescola deve estar autorizada pelos órgãos competentes a desempenhar atividades online, bem como utilizar ferramentas também autorizadas pelos órgãos competentes para prestar esses serviços. 

Primeiramente, é fundamental que a aula teórica seja ministrada por meio de uma plataforma como o SuperAula, que é um sistema online voltado para execução de aulas teóricas ao vivo de forma remota. A ferramenta simula de forma segura o ambiente da sala de aula presencial que já conhecemos. 

O SuperAula utiliza a biometria para realizar a identificação das pessoas presentes na sala de aula virtual. Também permite que a aula seja devidamente assistida pelo aluno e ministrada pelo instrutor. 

São apresentados conteúdos que seguem a legislação, há interação entre professor e alunos com auxílio de áudio e vídeos, além de diversas funcionalidades que facilitam o aprendizado dos candidatos. 

O acompanhamento de todo o processo pode ser realizado pelo SuperPrático. Essa plataforma verifica a quantidade de aulas que o aluno assistiu e mostra os assuntos já ministrados. No módulo Exame Teórico, é possível realizar a prova teórica de forma digital.  

Vantagens de fazer autoescola online 

Antes de qualquer coisa, analise qual o melhor método de aprendizagem para você. 

Isso deve ser levado em consideração e somado às vantagens e desvantagens da autoescola online para que seu processo de formação seja o mais tranquilo possível.

Vantagens

Falando especificamente de aulas remotas, você pode: 

  • Diminuir os custos com alimentação e materiais de estudo.
  • Economizar o tempo que você gastaria no deslocamento, podendo utilizar esse tempo para outras atividades pessoais.
  • Controlar melhor o seu ambiente de estudo com a possibilidade de escolher um local que ofereça as condições para você aprender melhor, seja por luz, som, temperatura ou qualquer outro fator. 

Para as demais atividades online, como a prova teórica, você pode ter outros benefícios: 

  •  Agilidade e praticidade na obtenção de informações.
  •  Melhor armazenamento de dados, de forma mais acessível e segura.
  • Segurança no processo por meio da certificação e validação biométrica.

Onde encontrar autoescolas online

Caso tenha interesse em autoescolas online, é muito fácil encontrá-las. 

Faça uma pesquisa pelo aplicativo Pilotar e encontre uma lista de CFCs (Centro de Formação de Condutores) que já possuem serviços online.

Ao entrar em contato com a autoescola, verifique se ela utiliza o SuperAula e o SuperPrático. Dessa forma, você vai obter todas as vantagens  para obter a carteira nacional de habilitação. 

Caroline Arruda
Author

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top