Certificação de processos

O exame teórico compõe uma das duas etapas que testam os conhecimentos de candidatos à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seja feita presencialmente, seja virtualmente, a prova teórica é uma das partes mais esperadas do processo e que ainda assusta muita gente.

Sabendo da importância do processo que concede o aval dos condutores às vias públicas, é preciso garantir a segurança e eficiência dos resultados. Para isso, existe a plataforma de mesmo nome do processo: o Exame Teórico.

Exame Teórico na CNH

O Exame Teórico refere-se à segunda etapa do processo de emissão da CNH, realizado após as aulas teóricas.

É na etapa teórica que os conhecimentos vistos nas aulas são postos à prova. A aprovação no exame teórico leva ao exame prático, considerada a etapa mais desafiadora do processo de emissão. 

O exame pode ser realizado presencialmente na sede do Detran e é composto por 30 questões de múltipla escolha. Em alguns estados, também é possível a aplicação do exame teórico-técnico nas dependências dos CFCs, contanto que sejam monitorados por sistemas devidamente vinculados ao DENATRAN, como o SuperPrático.

Este sistema é responsável por monitorar esta etapa junto ao DETRAN e às determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para reforçar a segurança na aplicação do exame.

Como funciona o Exame Teórico no SuperPrático

O Exame Teórico permite: 

  • Monitorar o comportamento e ações do candidato, identificando qualquer atividade suspeita em tempo real ou posteriormente.
  • Impedir que os candidatos acessem à internet por meio do controle seguro de navegação.
  • Reconhecer e autenticar candidatos por meio de biometria facial, eliminando agentes fraudulentos.

A certificação de exames teóricos é benéfica em vários sentidos. Para o candidato, há uma melhoria na experiência do processo, tornando-o mais ágil, o que diminui o nervosismo. Em relação às autoescolas, ocorre a otimização da prestação de serviço. Quanto à sociedade, ganha mais segurança no trânsito.

A plataforma está em expansão e acumula dúvidas comuns sobre o funcionamento. Tendo isso em vista, vamos abordar a seguir as principais dúvidas sobre o Exame Teórico.

8 principais dúvidas sobre o Exame Teórico

  1. Por que é importante realizar as provas por meio do Exame Teórico?

A característica principal do Exame Teórico é a segurança.  O sistema monitora o aluno desde o primeiro acesso até a conclusão da prova, buscando a idoneidade de todo o processo. Além disso, o uso dessa tecnologia otimiza o processo deixando-o mais moderno, prático e rápido.

  1. Como adquirir o Exame Teórico?

Para adquirir a plataforma, basta acessar o site do SuperPrático e preencher os dados solicitados na ferramenta de contratação. 

Procure nosso time de suporte ou comercial para mais informações sobre valores e condições.

  1. O que fazer após a contratação do Exame Teórico?

Um representante autorizado do time de suporte entrará em contato com o CFC para fazer remotamente o processo de instalação do software e o treinamento da equipe que irá utilizá-lo. 

  1. O que preciso ter para instalar e utilizar o Exame Teórico?

Para promover o bom funcionamento do software é necessário um computador/notebook* exclusivo para realização das provas. Este dispositivo deve atender aos requisitos técnicos mínimos de hardware, software e de conexão. 

Você pode visitar a lista de requisitos técnicos para cada produto.

  1. Qual fluxo para a realização do Exame Teórico?

O fluxo começa normalmente por meio do agendamento com o órgão regulamentador. O aluno deve ser informado sobre a data e hora agendada para comparecer ao CFC conforme combinado.

Uma vez realizada a prova, o CFC transmite o exame para o DETRAN e aguarda a emissão do resultado.

  1. Como os pagamentos para o Exame Teórico são realizados?

Os CFCs que possuem Conta Digital Pilotar (software online de gerenciamento de pagamentos) devem gerenciar a parte financeira através do próprio software. Caso o CFC ainda não tenha a conta, é necessário acessar o site ou entrar em contato com o nosso time comercial para realizar o cadastro.

  1. O que não pode fazer durante a prova teórica?

É muito importante que o CFC oriente corretamente o candidato antes da realização da prova. Essa atenção inicial ajuda a prevenir a geração de alertas. 

Em linhas gerais, o aluno não pode:

  • Ausentar-se do local de prova.
  • Utilizar outros dispositivos eletrônicos.
  • Comunicar-se com outra pessoa durante a realização da prova
  • Realizar ações que possam gerar dúvidas sobre a infração das regras. 
  1. Como lidar com imprevistos durante a realização da prova?

Para casos de falta de energia, é necessário comprovar que realmente houve a queda por meio de um reconhecimento formal da companhia de energia elétrica. Feito isto, deve ser realizado um novo agendamento.

Já em casos de desconexão com a internet, o candidato pode concluir a prova off-line sem problema. Será necessário apenas aguardar o retorno da conexão para fazer a transmissão do exame para o DETRAN.

Expansão do Exame Teórico

Neste artigo, trouxemos as principais informações sobre o Exame Teórico para obter a CNH. O programa está em constante atualização e terá novidades em breve.

Essa tendência de crescimento está consolidada e não se refere apenas ao programa em si, refere-se também ao alcance dele. Além da Paraíba, o Exame agora também está disponível no estado de Pernambuco.

Para saber mais acesse o site do SuperPrático. Nosso time comercial está a postos para apresentar todas as facilidades e benefícios que essa ferramenta tem a oferecer.

Author

Caroline Arruda

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top