Certificação de processos

No mundo globalizado em que vivemos hoje, termos como onboarding e retention são cada vez mais utilizados para diversos segmentos, embora tenham se consolidado no processo de gestão de pessoas.

No cenário de gestão de pessoas, o termo onboarding retrata a imersão de um indivíduo em uma empresa, entretanto, cada vez mais é utilizado para descrever o processo de inclusão de um cliente que deseja aderir a um determinado serviço ou contratar um produto.

O termo “Retention” retrata, normalmente, uma variável para mensurar a retenção de pessoal. No entanto, este termo também tem sido amplamente utilizado no mercado para demonstrar o interesse dos clientes a um produto ou serviço específico.

No processo de onboarding, aplicado ao mercado, nos referimos à capacidade de um serviço ou produto para facilitar e reduzir burocracias à aquisição/utilização dos mesmos, tornando-se uma questão de sobrevivência, dada a ampla concorrência que testemunhamos atualmente.

Neste processo, torna-se essencial permitir que clientes possam assinar ou contratar uma solução para utilizá-la com mais facilidade. Contudo, uma outra variável contrapõe a corrida desenfreada por tais facilidades: a segurança do processo.

Confira a seguir algumas estratégias que são adotadas pelas empresas para permitir que tais processos sejam fáceis e que garantem o grau de segurança necessário para cada nicho de atuação no mercado.

Verificação eletrônica de documento de identidade (eIDV Services)

Os serviços de verificação eletrônica de documento de identidade (eIDV Services) são algumas das estratégias seguidas no âmbito de onboarding.

Estes serviços atuam no intuito de verificar a identidade de um usuário final, digitalizando e verificando as informações de um documento de identificação. Também é possível oferecer outros tipos de serviços de verificação, como: verificação facial e/ou verificação de vivacidade humana.

Para estes casos, podemos ainda, observar a utilização de técnicas como: “Document Face Matching”, “Document Selfie” ou “Vídeo Selfie”. Esta última torna possível, inclusive, a verificação de vivacidade humana ativa através da consolidação de ações do cliente durante a gravação de um vídeo.

Assim, elas podem ser feitas por agentes humanos ou agentes inteligentes, treinados por redes neurais, que visam conceder a mesma segurança que concerne à validação do processo de compliance (conjunto de regras para cumprir exigências legais) realizada por humanos.

No âmbito do processo de onboarding, a utilização de verificação e validação eletrônica dos documentos necessários é de vital importância para permitir celeridade à aprovação de um cliente no processo de compliance, ao mesmo tempo que mantém a característica de prover segurança ao processo, procurando reduzir a atuação de agentes fraudadores.

#DicaVsoft: clique para entender mais sobre Identidade Digital.

BioPassID: onboarding automatizado e seguro

O BioPassID é uma solução BaaS (Biometric-as-a-Service) da Vsoft Tecnologia que tem como objetivo prover o uso de tecnologias biométricas, garantindo entre outras tarefas, um processo de onboarding automatizado e seguro. A principal característica deste serviço é permitir que quaisquer processos de onboarding possam utilizar biometria sem a necessidade de montar equipes especializadas ou realizar investimentos que impeçam a execução do seu modelo de negócio.

Com o BioPassID é possível combinar várias tecnologias biométricas a fim de garantir um processo de onboarding mais completo, em tempo que os torna mais rápidos, por permitir a utilização de inteligência artificial para extrair dados em documentos, realizar comparações biométricas em imagens de documentos e fotografias realizadas com uma câmera (de smartphone ou webcam), além de aceitar a execução do processo de vivacidade humana, tecnologia responsável pelo processo de “Prova de Vida”, amplamente utilizado em planos de saúde, institutos de previdência e bancos, de forma a evitar fraudes em benefícios.

Com a capacidade de também realizar coletas de impressões digitais, permitindo a verificação de dados multibiométricos através de imagens coletadas com a câmera de um smartphone, a Vsoft posiciona também o BioPassID como uma das únicas soluções capazes de entregar recursos completos de onboarding, permitindo a verificação de dados em bases públicas (Background Check) no mercado atual.

Portanto, garantir um processo de onboarding rápido, mantendo as características seguras relacionadas à realização de compliance por agentes humanos, é de vital importância para aumentar a retenção de clientes, uma vez que tais ações buscam garantir que os mesmos não tenham os seus dados fraudados ou que terceiros possam de alguma forma se utilizar de informações não-autorizadas para usufruir de algum benefício ou até mesmo valores em seu proveito.

Continue acompanhando conteúdos especializados sobre tecnologia, inovação e negócios. Acompanhe o LinkedIn da Vsoft e fique por dentro das novidades.

Author

Ms. Fábio Falcão

Product Manager

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top