Gestão

O controle interno é peça fundamental para o bom funcionamento das empresas, sendo uma das principais ferramentas que auxiliam o setor administrativo na garantia de que o caminho dos negócios está no rumo planejado e na política estabelecida. 

Para tais controles, podemos utilizar várias ferramentas a fim de alcançar a excelência. Uma dessas ferramentas é a auditoria, a qual pode ser dividida em dois tipos: interna e externa. 

Podemos resumir auditoria como uma técnica que testa a eficiência e eficácia dos controles. Na auditoria contábil e financeira,  a eficiência e eficácia dos controles internos podem ser medidas através de procedimentos específicos de inspeções de registros, operações e rotinas ligadas a demonstrações financeiras, seguindo os princípios da Contabilidade.

Tendo em vista a Integridade, valor interno da Vsoft, refletindo na ética organizacional e buscando melhores resultados, a Vsoft preocupa-se em manter a auditoria interna administrativa em constante operação, para que nada passe despercebido na adequação dos processos, sendo constantemente implementados no setor financeiro, com o objetivo é evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades e fraudes.

Diferente da auditoria externa, que ocorre eventualmente e de maneira mais analítica quanto aos resultados contábeis, a auditoria interna, em nosso caso, está mais voltada ao cumprimento das normas e procedimentos internos. 

Junto à auditoria interna podemos levantar dados para melhorias de processos e proporcionar a identificação de possíveis falhas para alcançar a assertiva mais eficaz para o avanço do setor.

Outra ferramenta muito eficaz é o lean office. Mais conhecida e utilizada no meio industrial, cujo princípio é deixar os processos mais enxutos a fim de otimizar resultados e eliminar desperdícios, a técnica passou a ser utilizada também no meio administrativo. 

O administrativo, controladoria e suply da Vsoft estão sempre em alerta quanto a identificação desses desperdícios e podemos citar aqui algumas atividades alinhadas para uma melhor eficiência e desenvolvimento do setor, são elas:

  • Padronização de solicitações;
  • Identificação e organização de ativos;
  • Minimização da produção de documentos físicos com a implantação da política do papel zero (paperless);
  • Padronização de arquivos digitais;
  • Balanceamento das atividades;
  • Agendamento de atividades;
  • Integração entre setores.

Conhece a técnica paperless? Aprenda e aplique no seu negócio.

Acima, você viu apenas algumas atividades que trouxeram um ganho ainda maior para a Vsoft. Trabalhos padronizados trazem redução de custo e tempo e, consequentemente, ganhos financeiros. 

Essas e outras práticas de boas condutas administrativas e financeiras, minimizam as chances de erros e principalmente de fraudes, otimizando a qualidade e a agilidade dos serviços. 

Por fim, documentar esses processos, que especificam e registram cada atividade, é fundamental para garantir o planejamento, a operação e principalmente o controle das atividades, sejam elas operacionais, contábeis ou normativas.

E é pensando em fortalecer ainda mais a credibilidade da Vsoft, que trabalhamos em constante controle/auditoria, nas áreas de contas a pagar, tesouraria, estoque, imobilizado e compras, pois acreditamos que tais controles têm como responsabilidade tornar os processos da empresa mais seguros e ágeis.

Em um processo de auditoria externa, essas práticas, além de agilizarem a disponibilização das informações, também proporcionam uma maior confiança em relação às informações disponibilizadas, trazendo tranquilidade, clareza e transparência, fornecendo subsídios aos gestores para um melhor planejamento estratégico e tomadas de decisões mais assertivas no dia a dia da organização.

Author

Juliana Cunha

Analista de Controladoria e Finanças

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top