Inovação e Tecnologia

A inteligência artificial (IA) está no topo da lista das 10 tecnologias tendências em 2023, segundo a Revista Forbes. A divulgação citou as principais mudanças do mundo digital que se tornarão realidade nos mais diversos tipos de organizações.

Além da IA, também compõem a lista:

  • Metaverso:  tecnologia que promete movimentar 5 trilhões de dólares até 2030 já é usada em treinamentos e tarefas relacionadas ao setor de recursos humanos de empresas como realidade aumentada e realidade virtual.
  • Blockchain: para aumentar e inovar a forma de acesso e análise de dados, o armazenamento de informações serão criptografados com o uso do blockchain. A tecnologia funciona descentralizando informações em pedaços de código que carregam informações como medida de segurança.
  • Computação quântica: o processamento e armazenamento de informações também sofrerá com as inovações da tecnologia. O uso de partículas subatômicas é um salto tecnológico que deve trazer computadores 1 trilhão de vezes mais rápidos que os processadores tradicionais mais potentes usados hoje em dia.
  • Tecnologia verde e limpa: é aliada do combate à crise climática. O objetivo é frear emissões de carbono e encontrar uma nova fonte de energia limpa que produz quase zero emissões de gases de efeito estufa.
  • Robôs humanoides: a IA permitirá que os robôs se tornem cada vez mais parecidos conosco e já poderão realizar tarefas simples, por exemplo, levantar itens e regar plantas, como divulgado no Tesla AI Day.

A previsão para este ano diz que a IA irá auxiliar atividades em todos os setores da economia. Destaque-se o setor de varejo, o primeiro a ser atingido, com as compras online cada vez mais comuns. O gerenciamento dos processos envolverão máquinas e trabalhadores, os quais devem se adaptar a trabalhar em conjunto. 

Em pesquisa, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) afirmou que 13% dos negócios no Brasil já utilizam a inteligência artificial e a pretensão é de crescimento nos próximos anos. Entenda o porquê a seguir.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada?

A IA permite replicar características humanas e capacidades computacionais em uma máquina, superando suas limitações e a velocidade. 

Entenda para que serve a inteligência artificial.

Nos últimos anos, muito se falou sobre essa tecnologia. Seu poder e extensa aplicabilidade chamam a atenção de diversos segmentos, tendo em vista que sua utilidade transforma negócios com economia de custos e otimização de produtos e serviços.

O aprendizado de máquina auxilia o trabalho humano na automatização de atividades e até mesmo na previsão do futuro, como ocorre com os algoritmos de redes sociais e na meteorologia, sendo essas algumas das principais utilidades da IA.

Para o ano que vem, a tendência é a IA sem código. Essa tecnologia permitirá mais facilidade de implementação com interfaces que ampliam o uso da IA e, consequentemente, criar produtos e serviços mais inteligentes.

Conheça a tecnologia No Code e Low Code.

Como a inteligência artificial pode transformar a sua empresa? 

Se a IA já possibilitava a melhoria significativa para os seres humanos e seus negócios em geral, com a inclusão dessa nova tecnologia, a tendência é que qualquer empresa possa usufruir. Em breve, a IA estará em qualquer lugar que formos. 

Diante de um universo mercadológico tecnológico e veloz, empresas precisam se adaptar às novidades a partir da transformação digital e inovação. 

A Harvard Business Review Analytic Services estudou a adoção de tecnologias emergentes nos países da América Latina e divulgou uma pesquisa com os resultados colhidos em 6 países. São eles:

  • 90% dos líderes da América Latina dizem que o uso de tecnologias são importantes para o sucesso de uma organização. 
  • 88% afirmam que os benefícios das tecnologias emergentes valem o custo do investimento.
  • 87% deles dizem ter aproveitado de tecnologias emergentes nos últimos dois anos para potencializar seus negócios.

Um dos líderes afirma que até pouco tempo atrás, as empresas aguardavam a confirmação de que um determinada tecnologia era realmente eficaz, ou seja, tinham receio de testar.

Hoje em dia, o mercado exige que as empresas se planejem e se aventurem nas novas tecnologias e fiquem atentos para o potencial das soluções inovadoras.

Tecnologias mais utilizadas em 2022

A pesquisa da Harvard também cita a IA como uma das tecnologias emergentes mais usadas em 2022, em 6.º lugar no ranking.  

A tecnologia mais utilizada foi a computação de ponta, citada por 65% dos entrevistados. Em segundo, com 63%, vem a biometria. As empresas afirmam utilizar soluções biométricas, como reconhecimento de voz e de impressões digitais, para acelerar a autenticação e precisão de identidade no desafiador cenário de segurança atual.  

O aumento frequente do uso de serviços digitais leva ao aumento de fraudes, com a fragilidade da ciber segurança que muitas vezes não está preparada para a demanda de usuários online. 

Por isso, a segurança de dados também é uma das tendências para 2023. Fazer do mundo digital um lugar mais seguro ao garantir que os dados dos clientes não serão vazados. Uma experiência melhor para o usuário acaba fidelizando-o.

O futuro já começou. A cada ano que passa, fica mais difícil de alcançar a modernidade da tecnologia. 

Não fique para trás. Fale com um de nossos especialistas e encare a transformação digital do seu negócio.

Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top